Como preparar seu PC pra vendê-lo

my-computer Se o seu computador já ficou velho e você quer vendê-lo, saiba que primeiro é preciso tomar alguns cuidados para não deixar que seus dados pessoais caiam em mãos erradas. Antes de passá-lo adiante, leia este passo-a-passo que ensina a apagar todas as informações armazenadas.

A maneira mais segura e confiável é formatar a máquina, ou seja, apagar todas as informações armazenadas no disco rígido. Para quem usa Windows, basta colocar o CD de instalação no drive CD e dar o BOOT (inicializar o computador por meio do CD).

Quando o computador é ligado, ele procura, entre todas as unidades de disco e diretórios, uma entrada reconhecível para iniciar o sistema operacional e os outros programas. Esse é o motivo pelo qual deve-se colocar o CD de instalação no drive de CD e iniciar a máquina. O que vai acontecer é que ele vai reinstalar o sistema operacional em cima do atual, apagando tudo o que estava gravado até então.

Para tal, é preciso indicar ao computador que ele deve começar a funcionar por meio do drive de CD. Isso porque, geralmente, ele procura o disco rígido para iniciar as atividades. Então, se você não mostrar onde ele deve procurar, a máquina terá dois lugares de entrada e não apagará as informações.

Mas como indicar qual a unidade de CD certa? A resposta é: pelo ambiente de gerenciamento das funcionalidades, mais conhecido como BIOS. Para chegar lá, ligue o computador e aperte algumas vezes a tecla DELETE. Aparecerá uma tela azul, que é a BIOS. É por aí que se define a unidade de disco por onde será feita a formatação.

Depois de entrar na BIOS, escolha a opção BOOT e, em seguida, selecione a unidade de disco listada. Desta forma, quando a máquina for ligada, o sistema vai entender que é para dar um BOOT e começará pela unidade de disco que está no topo da lista.

Para priorizar a unidade de disco, pressione o sinal mais (+). Depois, escolha a tecla F10 e diga que aceita salvar as alterações. Passada essa fase, reinicie a máquina com o CD de instalação do drive CD, por exemplo. O sistema perguntará se você aceita o contrato como usuário, escolha a opção F8 para aceitar. Ele vai procurar a versão antiga e encontrará a indicação que é para formatar o HD. O processo começará automaticamente.

Outra alternativa

Essa é a maneira mais simples de se apagar todos os dados sem ter de abrir a máquina. Mas, existe uma segunda opção, que é menos aconselhável para os mais leigos porque é necessário abrir o computador e remover o HD para colocá-lo como slave em outro PC.

Mas, caso opte por esse caminho, o passo seguinte é escolher o ícone MEU COMPUTADOR, achar a unidade determinada como slave, clicar com o botão direito sobre a opção e escolher a sugestão FORMATAR.

Segundo o analista de TI, Rodrigo Milan, essa parece a opção mais simples, mas é a mais arriscada para quem não sabe exatamente como se faz esse processo. Ela não se aplica a computadores portáteis.

Fonte: WNews

acessar

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s