MS anuncia novas funções de busca no Live Search para desafiar Google

A Microsoft reuniu a imprensa e jornalistas nesta quinta-feira (27/09) para demonstrar novas funções do seu serviço de buscas Live Search que, segundo expectativas da companhia, devem atrair mais usuários ao serviço.

Além do aumento no número de arquivos que compõe o índex do Live Search, que, segundo a Microsoft, já tem mais de 20 bilhões de documentos, a empresa anunciou mudanças nas buscas locais, por vídeos e mapas.

A nova interface de busca para vídeos, que será entregue aos usuários a partir da próxima semana, execute um preview do vídeo quando o usuário posiciona o mouse sobre o resultado escolhido.

O novo serviço registra movimentos dentro do vídeo que podem ser considerados os principais e os destaca, montando um clipe de 30 segundos que usuários podem assistir para ter uma idéia de como é o filme completo, afirmou Mike Nichols, diretor do grupo de Live Search.

Nas buscas locais, a Microsoft usará o Virtual Earth para resultados mais ricos. O serviço pode projetar fotos aéreas de lugares nos mapas tridimensionais de grandes cidades no Virtual Earth, segundo a Microsoft.

Uma ferramenta para que usuários destaquem percursos de uma viagem, chamada de Collections, será melhorada para que usuários possam clicar nas rotas ou assisti-las em uma demonstração virtual ao invés de vasculhar o mapa.

Os filmes das rotas poderão ser publicados em sites de vídeo, como o YouTube, afirmou a Microsoft, citando ironicamente o principal rival do Soapbox, seu serviço de vídeos.

Nas direções locais, o Live Search também mudará. Ao invés do usuário digitar um endereço inicial, o serviço oferecerá direções de todas as principais estradas, que podem ser escolhidas pelo usuário.

O serviço também modificará as rotas traçadas em vista do tráfego registrado na região.

A Microsoft também apresentou um novo serviço de buscas especializado em saúde, que será oficializado na próxima semana e separará resultados em colunas com artigos de jornais, resultados online e links patrocinados.

As novidades da Microsoft fazem parte da estratégia da companhia de se equiparar ao Google, principal rival nas buscas, em fatores como relevância e riqueza de funções disponíveis.

No evento, a Microsoft comparou resultados de buscas feitas no Live Search e no Google, como uma maneira de explicar que tentarão levar mais usuários do portal MSN a realizarem buscas no serviço.

Citando dados próprios, a Microsoft admite que, além de estar atrás de Yahoo e Google nas buscas, o Live Search perdeu participação de mercado no setor durante os quatro primeiros meses do ano.

Anúncios
Esse post foi publicado em Microsoft, Windows Live. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s