Blender 3D

Já pensou em fazer uma imagem ou animação em três dimensões? Atualmente existem diversos softwares que possibilitam isso para você sem necessidade de sair de casa. Exemplos são 3Ds Max, Maya.

Eles tem diversas funções e são os mais utilizados por pessoas fora dos estúdios. O problema é que esses softwares são pagos e muito caros. Ou você baixa o trial, ou você compra, ou você pirateia.

O Blender 3D é o programa para todos que não querem baixar e são politicamente corretos para não piratear. Com ele você pode usufruir de diversas funções que os softwares pagos possuem, e outras que eles não possuem.

Você pode modelar, animar, fazer efeitos especiais e até criar jogos com ele, como mostra a imagem abaixo.

O Blender é recheado de recursos. Outro muito interessante é a simulação de fluidos, que como o próprio nome diz, simula a relação de fluidos com o ambiente.

E se não bastasse, o Blender possui um sistema de escultura semelhante ao do software ZBrush, utilizado para a modelagem de detalhes em objetos complexos, como furos nas paredes.

Além destes, muitos outros recursos estão disponíveis no Blender. E quer saber do melhor? Ele é totalmente grátis. Para quem não sabe, o Blender é o melhor aplicativo para produções tridimensionais de hoje, com um grande e crescente número de usuários.

Este é outro ponto forte. Nos diversos sites e fóruns sobre o programa, muitos usuários ajudam os que precisam, através de tutoriais por exemplo.

E não podemos esquecer que ele é multi-plataforma, disponível para Windows, Mac, Linux e outros.

A conclusão é, que apesar de ser um programa grátis, o Blender é também um aplicativo profissional como todos os outros pagos. Claro que você encontra diversas outras funções no 3Ds Max (o mais utilizado atualmente) porém o que realmente faz um bom trabalho não é software, mas o artista. Tanto que hoje muitos profissionais e estudantes se destacam entre usuários de outros programas com imagens fantásticas, e até ganham dinheiro com isso! As cenas produzidos com o Blender são desde cartoons e personagens até imagens fotorealísticas – veja alguns exemplos abaixo.

Frakas Dream! – Pablo Vazquez

The Wind is Changing – Andy Goralczyk

Tribute to John Lennon – Daniel Thul

E para finalizar a exibição dos trabalhos vou citar os dois primeiros Open Movies já produzidos: Elephant Dreams e Big Buck Bunny. Ambos os filmes foram produzidos com o Blender por artistas do mundo todo chamados para um grupo de criação, que agora é reunido no Blender Institute, na Holanda.

Ficou interessado? Quer conhecer melhor o Blender? Visite o site oficial, lá você encontra uma galeria repleta de imagens fantásticas e especificações sobre todos os recursos do programa. E claro que também está disponível o download da versão mais atual do Blender.

Sites para visitar:

Happy Blending!

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s